Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Rock Brasileiro



O rock surgiu no Brasil na década de 50 com Nora Ney (famosa cantora de Samba-canção) regravando o primeiro grande sucesso de Bill Haley & The Comets, “Rock around the Clock” para a trilha sonora do filme “Sementes da Violência”. A música logo virou um hit no Brasil ganhando, inclusive, versões brasileiras.
“Rock And Roll em Copacabana”, escrita por Miguel Gustavo e gravada por Cauby Peixoto, foi a primeira composição brasileira de rock. Depois disso, artistas brasileiros gravaram versões brasileiras de diversos rocks americanos.
A década de 60 foi considerada a década de consagração do rock brasileiro, com sucessos como “Biquíni de bolinha amarelinha” e “Rua Augusta” de Ronnie Cord. Esta também foi a década do nosso rei Roberto Carlos, fazendo grande sucesso com sua música jovem e animada. Logo mais, Roberto (Rei), junto com seus amigos Erasmo Carlos (Tremendão) e Wanderléia (Ternurinha) apresentaram o programa Jovem Guarda, da Rede Record, que logo mais se encerraria por causa de protestos feitos pelos artistas de MPB, conhecido como “Passeata contra as guitarras elétricas”.
Logo depois surgem também “Os Mutantes” (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias) e a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil, que estouraram entre o publico jovem.
Caetano e Gilberto passaram 3 anos em Londres exilados, gravando seus discos de maior sucesso,  Transa (Caetano), e Expresso 2222 (Gil).
Rita Lee deixou Os Mutantes em 1972 tendo uma ótima carreira solo, diferente do Os Mutantes que acabou em 1978.
Surge também nesta época Raul Seixas, que faz enorme sucesso vendendo 600.000 compactos de “Ouro de Tolo”.
A década de 80 foi a melhor década do rock brasileiro, foi neste período que surgiu o Rock In Rio, festival de rock originário do Rio de Janeiro, Brasil e algumas das mais consagradas bandas de rock nacional, a maioria, conhecidos e adorados até hoje. Foram bandas como, Blitz, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Titãs, Ultraje a Rigor, Ira!, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, RPM, Cabine C, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Heróis da Resistência, João Penca e os Miquinhos Amestrados, Capital Inicial, Plebe Rude, Finis Africae, Biquíni Cavadão, Lobão e os Ronaldos, Ritchie, Rádio Táxi, Roupa Nova, Lulu Santos, Leo Jaime, Kiko Zambianchi, Os Inocentes, Cólera, Ratos de Porão, Garotos Podres e Olho Seco e Mercenária.
Dos anos 90 em diante, surgem bandas de rock no Brasil com composições em inglês, como o Sepultura e o Angra, que fizeram (e fazem) grande sucesso nos Estados Unidos e na Europa e o Viper, que ficou conhecido no Japão.
Um pouco depois o rock brasileiro volta a ganhar grandes bandas de sucesso como, Mamonas Assassinas, Skank, Raimundos,  Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, O Rappa, Cássia Eller, Los Hermanos, Charlie Brown Jr, Jota Quest, CPM22, Pitty, Detonautas e as mais atuais como Fresno e Nx zero.
Hoje em dia o Rock In Rio tem edições na Espanha (Madri) e em Portugal (Lisboa), popularizando o festival brasileiro pelo mundo.
Nos próximos posts vamos falar sobre alguns festivais de rock realizados ao redor do mundo, até a próxima.



Gunner

Nenhum comentário:

Postar um comentário