Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Quem foi Elvis Presley?



Elvis Aaron Presley, o único sobrevivente no parto de gêmeos da sua mãe Gladys Love Smith no dia 8 de janeiro de 1935 em Mississippi, foi um do maiores ídolos do rock mundial.
Elvis passou os primeiros anos de sua vida em meio a destroços causados por um furacão que atingiu sua cidade em 5 de abril de 1936.
            Em parte de sua infância, Elvis esteve privado da figura de seu pai, preso por estelionato junto com o irmão de sua mãe Gladys. Elvis e sua mãe, após serem despejados de sua residência, foram morar junto com os pais de Vernon (avós paternos)
            Em julho de 1954, Elvis inicia sua carreira profissional e em 5 de julho do mesmo ano, é considerado o “marco zero” do rock. No dia 7 de julho as músicas ‘’Blue Moon Of Kentucky’’ e “That’s All Right” são tocadas pela primeira vez em uma rádio na cidade de Memphis e foi sucesso absoluto.
            Com toda essa repercussão, Elvis é convidado a dar sua primeira entrevista como cantor profissional. A música “Blue Moon Of Kentucky” ficou em primeiro lugar na parada country da Billboard e “That’s All Right” em quarto lugar da mesma parada.
            Em 17 de julho Presley realiza seu primeiro show na cidade de Memphis. Já em 2 de outubro o espetáculo é fora de Memphis, na cidade de Nashville a Capital do Country, e em 8 de outubro Elvis vai para fora do estado de Tennessee, em Atlanta na Geórgia.
            Elvis tem seu primeiro grande momento na carreira em Shreveport no estado de Louisiana, com um espetáculo transmitido pela rádio local de muito sucesso na época, chamada “Louisiana Hayride” .
            Em 1956, Elvis se tornou uma sensação internacional. Com um som uníssono, que ameaçava a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiava os múltiplos preconceitos.
            Elvis se tornou o primeiro ‘’mega star’’ da música popular, suas canções e álbuns se transformaram em enormes sucessos, disparando vendas recordes em todo o mundo.
            Nos seis primeiros meses de 1977, Elvis subiu ao palco regularmente, de uma forma sofrível com a saúde visivelmente deteriorada.
            Em 21 de julho de 77, Elvis fez seu último show em Los Angeles tocando piano.
            Na noite do dia 15 de agosto, Elvis vai ao dentista por volta das 11 horas da noite, algo muito comum para ele. Na volta joga um pouco de tênis e toca algumas canções no piano. Por volta das 10 horas da manhã do dia seguinte, Elvis levanta para ir ao banheiro, e o que aconteceu depois disso é realmente um mistério. Elvis só foi encontrado morto por sua namorada às duas horas da tarde, logo depois seu corpo é levado ao hospital “Memorial Batista” e sua morte foi confirmada, o que provocou uma comoção enorme no mundo todo como poucas vezes fora vista, fazendo com que as linhas telefônicas de Memphis entrassem em congestionamento. A companhia telefônica teve de pedir aos residentes para não usarem o telefone ao não ser em caso de emergência.
Alguns dos milhares de fãs de Presley puderam ver o caixão por aproximadamente 4 horas. Por volta das 3 da tarde do dia 18 de agosto foi feita a cerimônia para familiares e amigos.
           Mas para os fãs de Elvis, a morte física pouco importa. E para seus admiradores, ele viverá para sempre em seus corações.





Cobain

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Comunicado

        Pessoal, infelizmente eu e a Cobain não estamos dando conta de um post por dia devido a escola (eu passei a estudar a tarde e estou meio sem tempo), cursos etc.
        Continuaremos a fazer os posts é claro, mas serão postados de um em um dia e postaremos mais no twitter que anda meio abandonado.
        Obrigada pela compreensão, amanhã o post sobre Elvis Presley ja estará no ar. Até a próxima.


Gunner

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Festivais: Lollapalooza


Foto de Cambria Harkey do show do Coldplay no Lollapalooza 2011

Em 1991, Perry Farrell, vocalista da banda Jane’s Addiction, decide fazer uma grande turnê de despedida da banda, sem saber, estaria criando um grande festival de rock, o Lollapalooza (frase americana significando "uma extraordinária ou incomum coisa, pessoa, ou evento; um exemplo excepcional ou circunstância.” Em tempo o termo ainda pode se referir a um grande pirulito, em inglês lollipop).
O Lollapalooza nem sempre foi esse sucesso, teve uma época de declínio, fazendo com que o festival não ocorresse de 1997 a 2003 e que a turnê de 2004 fosse cancelada pela baixa venda de ingressos.
Em 2005, depois de uma parceria de Farrell e a Agência William Morris com o Capital Sports Entertainment (atual C3 Presents), o Lolla volta à ativa, fixando-se no Grant Park, em ChicagoIllinois.
Em 2011 o Lollapalooza sai de Chicago e se expande para Santiago em sua primeira edição no exterior e em 7 e 8 de Abril de 2012 estará em São Paulo, no Jockey Club.
O Festival tem tudo para ser um sucesso, com bandas como Foo Fighters, Joan Jett and the Blackhearts e O Rappa no dia 7 e Arctic Monkeys, Jane’s Addiction e Foster the People no dia 8.
Infelizmente não a mais ingressos para pré-venda e o dia 7 já está esgotado, mas você ainda pode aproveitar todas as atrações do dia 8.
Os ingressos estão saindo por R$300,00 a inteira e R$150,00 a meia.
Neste link você pode conferir a programação completa do festival e outras informações importantes no F.A.Q. do site.
Não se esqueçam de nos contar como foi, infelizmente não iremos ao festival e contamos com vocês pra nos dizer tudo que rolou por lá.
No próximo post vamos falar sobre a história do grande rei do rock, Elvis Presley, fiquem ligados.

P.S. Pedimos desculpas por não ter tido post na sexta-feira (24/02). Houveram alguns probleminhas, mas já foram solucionados, obrigada.

Gunner

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A História do Heavy Metal


O heavy metal se originou no fim da década de 60 e no começo da década de 70 na Inglaterra, popularizado nos anos 80.

O heavy metal teve sua base no rock n’ roll, tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico. Sonoramente com longos solos de guitarra, batidas enfáticas e refrões marcantes. Nos outros estilos musicais, a guitarra apenas acompanha a musicalidade e contexto da melodia, já o heavy metal usa o som das guitarras mais distorcidas e a alternação entre o pesado e o lento da música.
O metal é a forma mais extrema em termos de volume e teatralidade.
            As primeiras bandas de heavy metal foram: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, que atraíram grandes audiências (comum em toda história do gênero). Em suas músicas encontramos protestos contra elementos repressores a sociedade, religiões, medos do ‘’lado obscuro da humanidade’’ e muitas vezes louvor aos “deuses do metal”, como uma forma de mostrar fidelidade ao estilo.
Muitos consideram a primeira gravação legítima do heavy metal a canção ‘’Summertime Blues’’ de Eddie Cochran, na qual a banda ‘’Blue Cheer’’ de San Francisco, Califórnia, lançou um cover em janeiro de 1968.
            Duas outras gravações que marcaram a época foram ‘’Think About It’’ dos Yardbirds e ‘’Revolution’’ dos Beatles, que levou estes novos padrões de distorção a um contexto de alta vendagem com sua bateria e guitarra reverberantes.
            Apesar de Black Sabbath ter sido a primeira banda de Heavy Metal da história, alguns consideram o Led Zeppelin e Deep Purple os ‘’pais’’ do metal, porém, o Black Sabbath foi 
também o primeiro a fazer um álbum completo cheio de riffs complexos, sons longos e acordes pesados, considerado então, junto com Iron Maiden e Megadeth, os precursores do estilo.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Festivais: Grito Rock


Grito Rock no Rio de Janeiro, 2010.

Dediquei esse post somente para o Grito Rock, porque além de ser o maior e mais popular festival de rock da América Latina ele já esta acontecendo e pode estar passando na sua cidade. Ele surgiu em 2003, com apenas 5 bandas locais de Cuiabá onde se originou e se firmou em 2007. A edição de 2012 passa por 200 cidades e 15 países.
Ele surgiu por um simples, mas importante motivo: Um Carnaval com mais rock. Afinal, porque não, enquanto uns comemoram seu carnaval com axé, forró, samba etc. nós roqueiros não podemos comemora-lo com o bom e velho Rock and Roll?
Foi a partir dessa ideia de surge o Grito Rock. Em 2011, pela primeira vez, o festival passa por 26 estados brasileiros e 8 países (América Central e do Sul), fazendo tanto sucesso que logo nas próxima edição se ampliou para o México e países da Europa.
Uma das coisas mais legais no festival é que você que é produtor pode se inscrever para a produção do Grito Rock na sua cidade/estado e você que tem uma banda, também pode inscrevê-la gratuitamente no site Toque do Brasil. Infelizmente esse ano o período de inscrições já foi.
O Grito Rock edição 2012 começou dia 17/02 e termina dia 17/03. Ele vem pra Florianópolis dia 10/03 e pode ser que eu escreva outro post dizendo o que rolou do festival por aqui
O Grito Rock América Latina é uma iniciativa apresentada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil. É realizado pelo Fora do Eixo e Fora do Eixo América Latina.
Mais informações é só entrar no site oficial do Grito Rock, e não se esqueçam de nos contar como foi o festival na sua cidade.
No próximo post vamos contar a história do Heavy Metal para os Metaleiros de plantão e depois voltamos com posts sobre os festivais, até a próxima.

Gunner

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Rock Brasileiro



O rock surgiu no Brasil na década de 50 com Nora Ney (famosa cantora de Samba-canção) regravando o primeiro grande sucesso de Bill Haley & The Comets, “Rock around the Clock” para a trilha sonora do filme “Sementes da Violência”. A música logo virou um hit no Brasil ganhando, inclusive, versões brasileiras.
“Rock And Roll em Copacabana”, escrita por Miguel Gustavo e gravada por Cauby Peixoto, foi a primeira composição brasileira de rock. Depois disso, artistas brasileiros gravaram versões brasileiras de diversos rocks americanos.
A década de 60 foi considerada a década de consagração do rock brasileiro, com sucessos como “Biquíni de bolinha amarelinha” e “Rua Augusta” de Ronnie Cord. Esta também foi a década do nosso rei Roberto Carlos, fazendo grande sucesso com sua música jovem e animada. Logo mais, Roberto (Rei), junto com seus amigos Erasmo Carlos (Tremendão) e Wanderléia (Ternurinha) apresentaram o programa Jovem Guarda, da Rede Record, que logo mais se encerraria por causa de protestos feitos pelos artistas de MPB, conhecido como “Passeata contra as guitarras elétricas”.
Logo depois surgem também “Os Mutantes” (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias) e a dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil, que estouraram entre o publico jovem.
Caetano e Gilberto passaram 3 anos em Londres exilados, gravando seus discos de maior sucesso,  Transa (Caetano), e Expresso 2222 (Gil).
Rita Lee deixou Os Mutantes em 1972 tendo uma ótima carreira solo, diferente do Os Mutantes que acabou em 1978.
Surge também nesta época Raul Seixas, que faz enorme sucesso vendendo 600.000 compactos de “Ouro de Tolo”.
A década de 80 foi a melhor década do rock brasileiro, foi neste período que surgiu o Rock In Rio, festival de rock originário do Rio de Janeiro, Brasil e algumas das mais consagradas bandas de rock nacional, a maioria, conhecidos e adorados até hoje. Foram bandas como, Blitz, Barão Vermelho, Camisa de Vênus, Titãs, Ultraje a Rigor, Ira!, Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Havaí, RPM, Cabine C, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens, Heróis da Resistência, João Penca e os Miquinhos Amestrados, Capital Inicial, Plebe Rude, Finis Africae, Biquíni Cavadão, Lobão e os Ronaldos, Ritchie, Rádio Táxi, Roupa Nova, Lulu Santos, Leo Jaime, Kiko Zambianchi, Os Inocentes, Cólera, Ratos de Porão, Garotos Podres e Olho Seco e Mercenária.
Dos anos 90 em diante, surgem bandas de rock no Brasil com composições em inglês, como o Sepultura e o Angra, que fizeram (e fazem) grande sucesso nos Estados Unidos e na Europa e o Viper, que ficou conhecido no Japão.
Um pouco depois o rock brasileiro volta a ganhar grandes bandas de sucesso como, Mamonas Assassinas, Skank, Raimundos,  Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A, O Rappa, Cássia Eller, Los Hermanos, Charlie Brown Jr, Jota Quest, CPM22, Pitty, Detonautas e as mais atuais como Fresno e Nx zero.
Hoje em dia o Rock In Rio tem edições na Espanha (Madri) e em Portugal (Lisboa), popularizando o festival brasileiro pelo mundo.
Nos próximos posts vamos falar sobre alguns festivais de rock realizados ao redor do mundo, até a próxima.



Gunner

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Aniversário Kurt Cobain




Hoje, 20 de fevereiro de 2012 é um dia muito especial para todos os Cobain’s de plantão. Há 45 anos nascia um gênio da música grunge, Kurt Donald Cobain. Um cantor, compositor e músico estadunidense, mais conhecido como vocalista e guitarrista da banda Nirvana.
Quando Kurt Cobain morreu deixou além de suas músicas que fazem sucesso até hoje  muita saudade e polêmicas sobre sua morte, que alguns acreditam ter sido suicídio e outros, assassinato.
Kurt era viciado em drogas e dado por muitos como ‘depressivo’. Por isso quando encontrado morto no dia 5 de abril de 1994 com uma arma (espingarda) apontada para o queixo e uma nota de suicídio dirigida a seu amigo imaginário de infância (Boddah) que dizia, "Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, junto com realmente escrito... por muitos anos agora", concluíram que foi suicídio antes mesmo de investigar.
Mas, existem também os que acreditam na teoria de assassinato (que particularmente, eu acho muito mais provável).
Quando Cobain teve uma overdose em Roma (alguns dias antes de sua morte), Courtney Love, mulher de Kurt, disse que foi apenas um acidente, já depois de sua morte, Courtney declarou que foi uma tentativa de suicídio.
Em 18 de março de 1994, Love ligou para a polícia e disse que Kurt era um suicida e estava trancado no quarto com uma arma. Já quando a polícia chegou, Cobain disse que não era um suicida, se trancou pra se esconder de Courtney.
 A arma que foi encontrada junto com o corpo de Kurt no dia 05 de abril foi comprada por ele, junto com seu melhor amigo Dylan Carlson. Na ocasião, Kurt disse a ele que havia comprado a espingarda porque tinha medo que alguém tentasse matá-lo.
Na semana seguinte, Kurt, que parecia estar muito feliz segundo sua avó Iris Cobain, ligou para sua mãe marcando uma data para ir pescar com o avô.
Kurt não se mataria, pois amava demais sua filha para deixá-la sozinha, ele mesmo dizia: “Segurar minha filhinha é o melhor remédio do mundo”.
Foi encontrada também junto ao corpo de Cobain, uma carta que segundo dois profissionais que investigavam o caso, tinha dois tipos de escrita. Na primeira parte da carta, Kurt se despedia dos fãs (porque o Nirvana iria acabar e não porque ele se mataria), e na segunda parte (que contia a letra diferente da primeira), Kurt se despedia da mulher Courtney Love e de sua filha Frances Bean Cobain. Courtney possuía uma segunda carta de seu falecido marido que não revelou a ninguém.
No dia de sua morte, Cobain havia tomado droga o suficiente pra que não conseguisse puxar nem o gatilho da arma.
El Duce, um músico de L.A, que passou duas vezes pelo detector de mentiras, deu uma entrevista para Nick Broomfield dizendo que alguns meses antes da morte de Kurt, Courtney Love havia oferecido 50.000 dólares para que Duce o matasse. Uma semana após a entrevista, El Duce foi encontrado morto (atropelado por um trem).
A mãe de Kurt Cobain afirmou que o filho ligou pra ela no dia 06 de abril de 1994 sendo que Kurt foi encontrado morto no dia 05 de abril.
Alguns anos seguintes, Kurt foi lembrado como um dos músicos mais famosos da história da música alternativa. Considerado pela revista Rolling Stone o 73º melhor guitarrista de todos os tempos, e pela MTV como o sétimo entre as “22 melhores vozes da música”.
Cobain realmente era muito bom no que fazia e suas músicas fazem muito sucesso entre os adultos e os jovens até os dias de hoje.
E aonde quer que esteja aquele quarentão, espero que tenha um ótimo aniversário.

Uma Cobain

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A História do Rock



O Rock se originou nos Estados Unidos, entre o final da década de 40 e início da década de 50. O rock apareceu pela primeira vez em um programa de rádio no estado de Ohio (EUA) em 1957.
Logo no começo da década de 50, o rock chamou a atenção dos jovens pelo estilo rebelde das bandas.
O rock era muito popular somente entre os negros, até que Bill Haley e The Comets popularizaram o rock entre os brancos. Com letras simples, porém revoltadas e com um ritmo empolgante e dançante, Bill Haley conquistou o gosto dos jovens.
Já no final da década de 50 e começo da década de 60 um certo motorista de caminhão chamado Elvis Presley ganhou toda a atenção dos roqueiros da época. Seu jeito melancólico e sensual atraia os jovens e horrorizava os mais velhos. O rock então se tornou uma musica mais agitada e barulhenta. Esta foi a época mais rica comercialmente do rock, com grande investimento das gravadoras.
Pouco tempo depois surge então os Beatles e o Rolling Stones trazendo novamente as fortes influências do blues para o rock.
Nos anos 60 o folk rock e o hard rock faziam grande sucesso e a maioria das composições falavam sobre o fim da guerra e o apoio as drogas, com exceção dos Beatles, que alertavam sobre a mesma.
O rock então entrou na sua melhor e mais popular fase, com diversos eventos pacíficos. Porém, no começo da década de 70 muitos artistas famosos no mundo do rock morreram por excesso de drogas, o que deixou (e cá entre nós, ainda deixa) o rock com fama de bagunça, drogas e violência.
No final da década de 70, porém, as bandas de rock adotaram letras de protesto político e com ritmos mais voltados ao punk rock. Por causa de bandas como Nirvana, Pearl Jam e Mudhoney o punk rock ficou popular até o final da década de 80.
A partir dos anos 90 até hoje em dia, bandas antigas como The Rolling Stones e Beatles voltaram a fazer sucesso entre os jovens e o rock ganhou novos subgêneros e com isso um público mais amplo conquistando cada vez mais adeptos de todos os estilos, gostos e idades. 



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Rock ou Heavy Metal?



Muitos desavisados confundem o rock com o heavy metal, mas a diferença entre eles é grande, muito grande.
O Rock se originou da mistura da música negra do Sul dos EUA, do country, do electric blues, do folk music e do blues. É um ritmo mais dançante e rápido, com uma sincronia, combinando guitarra, baixo, bateria, teclado e vocal.
            O rock é divididos em subgêneros, entre eles estão: Grunge (Nirvana), Rock Clássico (The Rolling Stones), Punk Rock (Green Day), Emocore (30 Seconds To Mars), Rock Progressivo (Queen), Hard Rock (Guns N’ Roses) e Glam Rock (The Darkness).
            O Heavy Metal originou-se do rock, porém é um som mais pesado, tendo como principais características guitarras altas e distorcidas, ritmos enfáticos, um som de baixo e bateria denso e vogal vigoroso. Os instrumentos mais utilizados pelas bandas de Heavy Metal são a guitarra, a bateria e o baixo que fornece o som grave necessário para tornar a música pesada.
            Como o Rock, o Heavy Metal tem alguns subgêneros, os mais conhecidos são: Metal Melódico (Nightwish), Thrash Metal (Metallica), Power Metal (Angra), Folk Metal (Theocracy), Viking Metal (Windir), Death Metal (Fear Factory), Black Metal (Ulver), Gore (Exhumed), Doom Metal (Nortt), White Metal (Resurrection Band) e New Metal (Slipknot).
           
Eu amo rock, mas confesso que não escuto muito heavy metal, então conheço poucas bandas, mas dei uma pesquisada pro post. Espero que tenham gostado.